O Feltro

O feltro é um tecido não tecido composto pelo entrelaçamento de fibras. Existem dois tipos principais de feltro: o feltro prensado, que é produzido pela aplicação de calor, umidade e fricção para emaranhar e unir as fibras, e o feltro agulhado, que usa apenas uma operação mecânica para entrelaçar as fibras. O feltro pode ser feito tanto com fibras naturais, como lã, quanto com fibras sintéticas, como acrílico e poliéster.

A produção do feltro de lã ovina é uma técnica utilizada há milhares de anos pelo homem, sendo valorizada, hoje, pelos benefícios que uma fibra totalmente orgânica traz em relação a seus similares sintéticos. Em geral, os feltros prensados e de lã são considerados da mais alta qualidade entre todos os feltros disponíveis, o que se deve, principalmente, ao entrelaçamento irreversível que a estrutura escamada da fibra da pelagem ovina proporciona.

A versatilidade é outro fator que diferencia o feltro e o torna um material de potencial ilimitado para o design, o artesanato e a arquitetura, assim como para todos os setores da indústria.

Podendo ser fabricado em vários comprimentos, larguras, densidades e espessuras, o feltro retém e absorve água, óleo e outros líquidos, é durável e resistente ao desgaste e funciona também como um excelente isolante térmico e acústico.

Principais Características do Feltro

Durabilidade

Em condições ambientais constantes (em armazenamento adequado, por exemplo), a dureza, a resiliência e as dimensões do feltro de lã podem manter-se inalteradas por anos. As fibras de lã, por possuírem em sua superfície escamas rígidas de queratina (substância extremamente resistente ao desgaste), contribuem para dar maior resistência ao feltro quanto à deterioração e desgaste.

Inflamabilidade

A dureza, flexibilidade e resiliência do feltro permanecem inalteradas no limite da variação
térmica entre -20°C a + 80°C. Devido à presença de água e queratina na composição química da
fibra da lã ovina, quando em contato com o fogo, o feltro não se inflama imediatamente, apenas
carbonizando.

Facilidade de Trabalho

O feltro pode ser cortado de forma irregular sem que se rasgue, desfie ou desmanche. Pode ainda ser chanfrado, afilado ou entalhado. Os feltros mais rígidos podem também ser torneados e retificados.

Resiliência e Elasticidade

O feltro de lã ovina pode ser tensionado até o seu limite de elasticidade por um longo período e ainda voltará à forma original quando a tensão ou compressão for liberada. É por isso que o feltro é utilizado em martelos de piano e bolas de tênis, por exemplo.

Resistência a produtos químicos

O feltro de lã é inerte a uma grande quantidade de produtos químicos, bem como à maior parte dos hidrocarbonetos. Resiste aos ácidos diluídos, mas sofre decomposição quando em contato com alcalinos. A presença da água pode mudar suas dimensões físicas.

Propriedades Isolantes

Graças ao ar preso entre suas fibras, o feltro é um eficiente isolante térmico e acústico. Roupas de lã dão a sensação de aquecimento porque poucas fibras tocam a pele em comparação com outros tecidos, então, menos calor é conduzido para fora da pele. Também se percebe um tendência crescente na arquitetura eco-friendly o uso de placas de feltro no revestimento de construções em ambientes com temperaturas extremas ou de grande variação térmica.
Ainda, o feltro de lã é um excelente isolante contra transmissão de som – a lã sendo extremamente ondulada, absorve os ruídos de máquinas pesadas e aparelhos de som.

Amortecedor de vibração / choque

O feltro de lã absorve efetivamente a energia resultante de vibração ou choque, enquanto outros elastômeros naturais ou mesmo sintéticos armazenam a energia para depois liberá-la.

Coeficiente de atrito

O coeficiente de atrito do feltro não depende da densidade das superfícies a serem polidas, mas da textura e maciez de sua superfície. Nos processos de polimento, onde são atingidas altas temperaturas por atrito, a lã simplesmente se carboniza sem causar nenhum dano ao material que está sendo polido. O mesmo não acontece com fibras sintéticas que, ao atingir seu ponto de fusão, formam pequenas granulações que se tornam rígidas ao se resfriarem, causando danos ao material polido.

Propriedades Filtrantes

A superfície em escamas da fibra de lã ovina retém com eficiência partículas microscópicas em sua estrutura, funcionando como alternativa inteligente de filtragem para uma infinidade de líquidos. Diferentes configurações de espessura e densidade oferecem diversos graus de filtração, retendo partículas sem que ocorra facilmente a obstrução da superfície.

Retentor

O feltro de lã ovina possui a propriedade de absorver e reter diversos líquidos, inclusive aqueles mais densos que seu próprio peso específico. Sendo o feltro inerte à ação de óleos, não haverá contaminação do lubrificante.

Lubrificador

O feltro funciona como excelente lubrificador e pode ser usado para transportar pequenas quantidades de óleo ou outros líquidos de maneira uniforme. A combinação das capacidade lubrificadora e retentora faz do feltro de lã um lubrificador ideal para peças, motores e rolamentos.

Entre em contato aqui!