O feltro - Há meio século dedicada à produção de feltros, essencialmente de lã ovina, a Feltros Renner é hoje umas das maiores empresas brasileiras no setor, desenvolvendo, inclusive, equipamentos exclusivos para a elaboração de seus produtos. O feltro - Há meio século dedicada à produção de feltros, essencialmente de lã ovina, a Feltros Renner é hoje umas das maiores empresas brasileiras no setor, desenvolvendo, inclusive, equipamentos exclusivos para a elaboração de seus produtos.

O FELTRO

Feltro é o termo genérico utilizado para designar o material obtido do entrelaçamento e compactação de fibras sem qualquer utilização de adesivos, tais como colas, gomas, resinas e semelhantes. A produção do feltro de lã ovina é uma técnica utilizada há milhares de anos pelo homem, sendo valorizada, hoje, pelos benefícios que uma fibra totalmente orgânica traz em relação a seus similares sintéticos.

Algumas de suas características fazem com que o feltro seja utilizado em diversos setores industriais, tais como o eletrodinâmico, automobilístico, eletrônico, metalúrgico, frigorífico, aeronáutico, na construção civil, na fabricação de calçados e artigos esportivos, em aplicações decorativas, no isolamento térmico e acústico, em polimento e filtragens, entre tantos outros.

DURABILIDADE
Em condições ambientais constantes, a dureza, a resiliência e as dimensões do feltro de lã podem manter-se por anos.
INFLAMABILIDADE
A dureza, flexibilidade e resiliência do feltro permanecem inalteradas no limite da variação térmica entre -20°C a + 80°C. Devido à presença de água e queratina na composição química da fibra da lã ovina, quando em contato com o fogo, o feltro não se inflama imediatamente, apenas carbonizando.
FACILIDADE DE TRABALHO
O feltro pode ser cortado, torneado ou lixado em qualquer formato, sem quebrar ou esfarelar.
RESILIÊNCIA
O feltro de lã ovina pode ser tensionado até o seu limite de elasticidade por um longo período e ainda voltará à forma original quando a tensão ou compressão for liberada.
RESISTÊNCIA A PRODUTOS QUÍMICOS
O feltro de lã é inerte a uma grande quantidade de produtos químicos, bem como à maior parte dos hidrocarbonetos. Resiste aos ácidos diluídos, mas sofre decomposição quando em contato com alcalinos. A presença da água pode mudar suas dimensões físicas.
PROPRIEDADES ISOLANTES
O feltro é um eficiente isolante contra a propagação do som e do calor.
AMORTECEDOR DE VIBRAÇÃO/CHOQUE
O feltro de lã absorve efetivamente a energia resultante de vibração ou choque, enquanto outros elastômeros naturais ou mesmo sintéticos armazenam a energia para depois liberá-la.
COEFICIENTE DE ATRITO
Em processos de polimento, nos quais são atingidas altas temperaturas por atrito, a lã simplesmente carboniza sem causar nenhum dano ao material que está sendo polido.
PROPRIEDADES FILTRANTES
A superfície em escamas da fibra de lã ovina retém com eficiência partículas microscópicas em sua estrutura, funcionando como alternativa inteligente de filtragem para uma infinidade de líquidos. Diferentes configurações de espessura e densidade oferecem diversos graus de filtração, retendo partículas sem que ocorra obstrução.
RETENTOR
O feltro de lã ovina possui a propriedade de absorver e reter diversos líquidos, inclusive aqueles mais densos que seu próprio peso específico. Sendo o feltro inerte à ação de óleos não haverá contaminação do lubrificante.
Rua Frederico Mentz, 1453 | Porto Alegre | RS | Brasil | CEP 90240-111
+55 (51) 2121.4700 | +55 (51) 99545-1566